vender no Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

10 dicas para vender no instagram em 2020

O engajamento do público com as redes sociais vêm crescendo cada vez mais, fazendo com que microempreendedores recriem suas estratégias de venda, principalmente para vender no Instagram.

Veja agora, 10 dicas imperdíveis para você vender muito no Instagram em 2020

1. Estratégias para divulgação

Com as recentes atualizações no aplicativo, está cada vez mais fácil obter diversos recursos para a divulgação do seu produto.

Uma delas está em divulgar o link da sua página de vendas na descrição do seu perfil. Caso tenha mais de um, o Instagram permite que você os insira usando plataformas como o Linktree.

Se você já possui um perfil comercial com mais de 10 mil seguidores, uma ferramenta potente é o famoso “Arreste pra Cima”, direcionando o seu cliente direto na página com um simples post nos stories diário.

2. Instagram shopping

Uma das ferramentas mais recentes que tem ajudado muito o pequeno empreendedor é o Instagram Shopping.

A função permite que você insira etiquetas de descrição e de preços nas fotos postadas no feed. Isso faz com que o seu cliente seja guiado diretamente para a página de venda.

O mecanismo pode ser uma boa maneira de manter suas informações organizadas, dentro de um padrão de postagem que facilite a identificação do público com o seu produto.

3. Sticker de contagem regressiva e GIFs

Uma maneira divertida e descolada que você tem de impulsionar as vendas é utilizando o já popular sticker de contagem regressiva.

Ele pode ser útil durante o lançamento de alguma promoção ou para gerar audiência em torno de um produto novo que estará disponível em breve.

Uma forma de complementar isso com bom humor e atrair ainda mais atenção para sua conta, é usar GIFs. Você pode procurar por expressões animadas de surpresa, ansiedade, corrida contra o tempo e muito mais.

Os seus clientes e público em potencial se sentirão muito mais confortáveis em interagir com você e, consequentemente, ajudarão o seu negócio crescer.

4. Enquete e perguntas nos stories

Já que estamos falando de engajamento, uma maneira divertida de interagir com seu público e que pode gerar crescimento, é montar enquetes nos stories. Isso fará com que você conheça melhor os seus clientes, o que gostariam de ver e o que já não funciona mais.

Funcionando quase igual ao sticker de contagem regressiva, a caixa de perguntas pode ser utilizada de diversas maneiras. Além de ser um recurso para que você responda curiosidades e aborde questões técnicas do seu produto, ser dinâmica e espontânea também colabora para o crescimento da sua rede.

Para isso, tente sempre responder com vídeos, utilizando alguns filtros ou animando a resposta com GIFs que possam ser compreendidos por todos. Uma maneira extrovertida e diferente para que o seu público esteja sempre seguro do que esperar de você como profissional.

5. Invista em lives

O chat ao vivo é uma ferramenta poderosa para os influenciadores digitais e pode ser para você.

As lives podem ser uma maneira poderosa para você mostrar seus produtos em primeira mão e responder dúvidas, sugestões ou até solucionar problemas.

Você pode aproveitar as transmissões ao vivo também para divulgar o resultado de algum sorteio ou agradecer pelas vendas, citando alguns perfis mais antigos e destacando sempre a satisfação de realizar um trabalho cada vez melhor.

Com o novo recurso do Instagram, as transmissões ainda ficam disponíveis depois de um tempo, fazendo com que alguém que esteja visitando seu perfil, se interesse em assistir.

Outro recurso bacana com as lives é que você pode convidar outras contas para participar junto contigo. Essa pode ser uma boa maneira de demonstrar que você já tem certo prestígio no mercado online e pode também servir como lançamento de novas parcerias.

6. Destaques

Uma das maiores preocupações de quem tem um perfil comercial no Instagram é, definitivamente, a curta validade dos stories.

Ficando online por apenas 24 horas, muitos empreendedores tendem a não criar muito engajamento por lá.

Entretanto, a boa notícia é que agora você pode salvar todos os seus stories importantes nos destaques, ficando visível para qualquer um que visite o seu perfil. Isso faz com que novos seguidores entendam melhor como sua conta funciona.

Você pode criar diversos destaques diferentes e dividi-los por categoria, como por exemplo: tire suas dúvidas, novidades do mês, o que pode sair de linha etc. Tudo de acordo com a sua necessidade.

7. Anúncios

Uma ferramenta que vem bombando e facilitando a vida de muita gente que quer vender no Instagram são os anúncios.

A grande vantagem de gerar anúncios, é que eles podem alcançar pessoas que ainda não conhecem o seu produto, e você ainda pode segmentar por público.

Ou seja, se você já conhece bem o perfil do seu público-alvo, você pode segmentar o assunto do post em questão e alcançar apenas aqueles que estejam dentro das características previamente descritas por você.

8. Adicione seus contatos em seu perfil

Durante a configuração da conta comercial, escolha sempre destacar o seu e-mail e um telefone disponível para contato.

Assim, seus clientes poderão falar com você e obter respostas de maneira mais rápida.

9. Utilize hashtags

O Instagram permite que qualquer usuário possa pesquisar sobre algo específico no aplicativo usando uma hashtag precisa sobre o tema, por exemplo: #tendenciaverao2020.

Sendo assim, lembre-se de sempre adicioná-las a cada postagem que fizer no feed e atrair novos clientes que podem pesquisar o conteúdo existente dentro dos assuntos.

10. Vídeos curtos

O aplicativo permite que você crie vídeos de até um minuto em seu perfil. Apesar do tempo limitado, o conteúdo rápido sempre atrai mais visualizações.

Você pode usar recursos como o time lapse para te ajudar a realizar um vídeo bem feito e dinâmico.

No entanto, caso queira demonstrar o passo-a-passo de algo, uma receita ou qualquer outra coisa que demande muito mais que um minuto, utilize as ferramentas do IGTV.

Ele ficará postado no feed e após um minuto, os seus clientes serão direcionados para a continuação.

Gostou deste artigo e quer vender no Instagram? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram no Brasil aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados