conteúdo no instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como fazer conteúdo no Instagram?

Produzir conteúdo nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos. Não à toa, diversas pessoas têm feito dessa prática a sua profissão. Mas ainda há quem acredite que produzir conteúdo para plataformas como o Instagram, por exemplo, nada mais é do que uma perda de tempo. E não poderiam estar mais errados.

Afinal de contas, estamos falando de uma das redes sociais mais populares do mundo. Isso porque, se você souber fazer o material certo para essa plataforma, as suas postagens com certeza se tornarão mais atraentes, o que fará toda a diferença para o seu negócio.

Portanto, se você está procurando por dicas sobre como produzir conteúdo para o Instagram, veio ao lugar certo. Continue nos acompanhando e boa leitura!

Conteúdo bom é conteúdo que agrega

Muitos criadores de conteúdo acreditam que, para conseguir uma boa performance no Instagram, basta apenas que postem todos os dias, não levando em consideração a qualidade do material que é postado.

Mas devemos dizer que eles estão enganados. Isso, porque a relevância do conteúdo para o público que acompanha o perfil é um elemento crucial, inclusive se estivermos falando de uma conta comercial, por exemplo.

De acordo com pesquisas na área, 90% dos consumidores preferem concluir suas compras em ambientes online que correspondam às suas preferências. Ou seja, se você deseja criar um conteúdo que conquiste o público, e ainda possa servir como um gatilho para que o consumidor, de fato, efetue a compra por meio da sua plataforma.

Ou seja, nossa primeira dica para produzir conteúdo para o Instagram é essa: produza conteúdo que agregue ao seu público. Investir em histórias humanizadas, por exemplo, é uma excelente forma de emocionar e motivar quem acompanha o seu perfil.

Não se esqueça dos Stories! /h2>

Caso você esteja procurando por engajamento no Instagram, com certeza não pode deixar os Stories de fora dessa estratégia. Isso se dá porque essa ferramenta é indispensável para a criação de bons conteúdos na plataforma, e porque é por meio dela que você conseguirá interagir com o seu público.

Se o seu perfil tiver stories interativos, que tragam conteúdo de forma leve e descontraída e, ao mesmo tempo, sejam informativos, você com certeza conseguirá bons resultados por meio do Instagram.

Mas cuidado: assim como em qualquer outra rede social, é preciso tomar cuidado para não ficar repetitivo.

Para evitar que isso aconteça e o seu público simplesmente desista de acompanhá-lo, opte por produzir Stories que tragam enquetes, ou que falem sobre seus serviços e produtos, por exemplo. Temos certeza de que isso fará toda a diferença no seu negócio.

Que tal fazer vídeos ao vivo, também conhecidos como live?

Quando falamos sobre redes sociais, especialmente sobre o Instagram, é preciso ter em mente que elas precisam facilitar a comunicação e a interação com os seguidores. E uma excelente forma de garantir essa interação é por meio das famosas lives.

Esse será o seu momento de conversar com os seguidores, esclarecer dúvidas ou apenas conversar. Aproveite para dar o seu melhor na comunicação espontânea com o público, sempre de forma descontraída, mas informativa.

Outra opção excelente para criar conteúdo para o seu Instagram por meio de lives é trazer convidados para participarem com você. Você pode trazer alguém que o seu público goste bastante, por exemplo.

Não podemos nos esquecer das hashtags

Pioneiras no que diz respeito ao engajamento e alcance nas redes sociais, a hashtag continua sendo uma excelente ferramenta para que mais pessoas possam ter acesso ao seu conteúdo. Mas assim como os stories, é preciso saber usá-las para que não acabem poluindo o seu conteúdo.

Para evitar que isso aconteça, procure pesquisar sobre quais são as hashtags mais relevantes para o seu conteúdo no Instagram. Feito isso, opte por aquelas que tenham um volume de busca mais razoável, e coloque-as sempre no final das legendas ou no primeiro comentário do post no Instagram. Essa estratégia fará toda a diferença no que diz respeito ao alcance do seu conteúdo na plataforma.

Produza fotos e vídeos de qualidade

Na era de feeds bonitos e personalizados, ninguém quer seguir perfis que tenham um conteúdo desleixado e com baixa qualidade, não é mesmo? Por isso, se você deseja que o seu Instagram tenha cada vez mais seguidores e, além disso, que sejam seguidores engajados, invista em fotos e vídeos de alta qualidade.

Mesmo que você não disponha de uma câmera fotográfica profissional, hoje em dia, é bastante fácil produzir ótimos conteúdos tendo como ferramenta apenas um celular com uma câmera mediana. Para isso, basta que você aposte em recursos como templates e edição, por exemplo.

No caso de fotos, procure trazer sempre fotos bem produzidas, com cenários bonitos e bem pensados. Para fazer fotos de produtos, por exemplo, prefira cenários limpos, pois ajudarão a dar destaque para o produto.

Ah, e não se esqueça: é muito importante levar em consideração as dimensões exatas suportadas pela plataforma na hora de produzir fotos e vídeos. Vale pesquisar sobre o assunto para garantir que nenhum conteúdo acabe ficando cortado ou perca a qualidade, hein?

Quem se atualiza está sempre um passo à frente

E não poderíamos falar sobre a produção de conteúdo para o Instagram sem falar sobre a importância de se atualizar, não é mesmo? Afinal, as redes sociais seguem o mesmo ritmo que a tecnologia: incansável e “imparável”.

Portanto, se você deseja produzir um conteúdo de qualidade, mas que seja sempre relevante para o seu público, é preciso que esse conteúdo siga sendo atualizado.

Para isso, procure sempre trazer novidades do seu setor, atualize seus seguidores sobre lançamentos de novos produtos, ou até mesmo sobre eventos que possam ser interessantes, mas sempre levando em consideração o seu nicho de atuação.

Assim, eles passarão a ter o seu perfil do Instagram como uma fonte confiável de informações. E, sempre que quiserem saber sobre alguma novidade, procurarão pelo seu Instagram para ver se você falou algo a respeito.

E, se o seu foco está em vendas, que tal conhecer agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil? Clique Aqui

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados