Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como Fazer Um Mapa Mental De Forma Profissional

Você já ouviu falar de mapas mentais?

Essa estratégia é recomendada por alguns dos maiores e melhores especialistas em produtividade, empreendedorismo e mudança de mindset em todo o mundo, como forma de organizar ideias, planos e fluxo de trabalho.

Com a ajuda desse método supermoderno de planejamento, é possível ter uma visualização geral do seu projeto e saber exatamente quais são as próximas etapas do seu processo.

A grosso modo, é como fazer uma planta baixa dos seus sonhos e objetivos, conquistando um nível de autonomia e autoconsciência que vai te permitir chegar onde deseja mais rápido, tanto em sua carreira, quanto em outras áreas da sua vida pessoal.

E aí, se interessou? Quer saber como os grandes profissionais de sucesso fazem seus mapas mentais? Hoje, a gente te explica!

Passo a passo: como elaborar seu primeiro mapa mental

Passo 1: Escolha Uma Plataforma Para Fazer Seu Mapa Mental. A Melhor Delas, sem Dúvidas, é a Mindmeister

Passo 2: Escolha a temática do seu mapa mental. É muito importante escolher um assunto central, em torno do qual toda sua organização vai orbitar.

Prefira criar um mapa mental diferente para cada projeto e/ou área da sua vida. Assim, as diferentes etapas que você precisa adotar para alcançar metas distintas não irão se misturar, tornando o planejamento mais efetivo.

Defina essa temática em uma única palavra e a coloque no centro do seu mapa, para ilustrar bem claramente que aquele é o coração do seu objetivo.

Passo 3: A partir do tema central, é hora de colocar suas ideias no papel. Puxe uma ramificação para cada uma delas, sempre procurando sintetizá-las em uma única palavra ou, no máximo, em uma frase sucinta.

Por exemplo: imagine que seu objetivo seja planejar as editorias e publicações de um grande perfil no Instagram especializado em conteúdos sobre marketing digital.

Sua temática central, que irá ao meio do seu mapa, é ”Marketing digital”.

A partir disso, você poderá puxar as ramificações com algumas de suas ideias para os conteúdos. Uma ramificação pode ser “engajamento”, outra “pesquisa”, uma terceira “inovação”, e assim por diante.

Assim como não há limites para os seus sonhos, também não existe nenhum limite de ramificações que podem ser inseridas em seu mapa mental. Tudo depende do tamanho e da complexidade do seu projeto.

Passo 4: Agora que você já esquematizou suas ideias, é hora de detalhar cada uma delas.

Elenque as ramificações por ordem de prioridade. Avalie quais planos você pode colocar em prática imediatamente e quais exigem alguma preparação (como contratação de pessoal ou aquisição de material, por exemplo). Estabeleça prazos possíveis para a concretização dessas metas, de acordo com a sua realidade.

Passo 5: Uma vez detalhadas as ideias e definidos os prazos, só falta hierarquizar essas informações.

Use cores diferentes para cada uma das suas prioridades, de acordo com o grau de urgência. Vale também utilizar imagens e ilustrações, como um estímulo visual para a realização dos seus planos.

Onde fazer meu mapa mental?

Cada um pode organizar o mapa mental onde se sentir mais confortável. Quem é adepto dos trabalhos manuais pode até mesmo utilizar o bom e velho papel, apostando nas canetas coloridas para destacar e organizar o processo.

Para quem prefere esquematizar o futuro em mídias digitais, uma excelente dica é utilizar o Mindmeister, editor que já foi mundialmente conhecido com diversos prêmios.

Na plataforma Mindmeister, além de ser possível criar seu mapa mental de forma rápida e intuitiva com um design muito atrativo, ainda há a opção de compartilhar e até transformar sua criação em uma apresentação profissional – tudo isso diretamente no navegador, sem necessidade de nenhum download complementar. Vale conhecer!

Gostou das nossas dicas? Pois saiba que temos muito mais a te oferecer! Clique aqui e conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados