Antes de qualquer coisa, é preciso entender a importância e o impacto que o algoritmo do Instagram tem no desenvolvimento de uma estratégia de marketing para qualquer perfil.
Afinal, ele é o principal responsável por interpretar o comportamento dos indivíduos que utilizam as redes e sugerir outras postagens de seu interesse.
Dessa forma, é o algoritmo do Instagram que permitirá que mais pessoas cheguem ao seu perfil de forma espontânea e orgânica, além de garantir que os usuários passem mais tempo utilizando a rede social e vendo os anúncios presentes nela.
Entenda o funcionamento do Algoritmo Do Instagram
No começo, o mecanismo de postagens da rede funcionava em ordem cronológica, ou seja, elas eram exibidas no horário em que eram publicadas e suas posições seguiam apenas esse critério.
Em 2016, o Instagram implementou seu novo algoritmo, priorizando as tendências de interação e de visualização de postagens de cada usuário para melhorar a sua experiência dentro da rede, de forma a garantir que recebam o conteúdo mais adequado aos seus interesses.
Os critérios utilizados pelo algoritmo são:
• Os interesses de cada usuário
Cativar os usuários pelos assuntos de seu interesse é um dos principais critérios do algoritmo. Dessa forma, se você curte uma foto de um cachorro, por exemplo, o Instagram entende que você quer ver mais postagens relacionadas a cachorros e animais e priorizará o tema na sua página de descobertas.
• Ordem cronológica ainda conta
Apesar de não se basear mais exclusivamente pela ordem cronológica, esse critério ainda foi mantido, de forma que o usuário verá em seu feed as postagens mais recentes primeiro. Assim o Instagram se certifica que o usuário não receba conteúdo antigo ou visto anteriormente.
• Engajamento recebido em cada postagem
O algoritmo entende que quanto mais uma postagem recebe engajamento, maior o seu potencial de engajar ainda mais pessoas.
Postagens com alto número de curtidas e comentários aparecerá com maior destaque para outros usuários que ainda não interagiram com o conteúdo.
• Análise de relacionamentos
O algoritmo também dá prioridade para pessoas ou marcas com as quais o usuário se relaciona com maior frequência.
A análise é feita a partir das interações de cada usuário, ou seja, o número de comentários em cada foto, mensagens enviadas, visualizações mais frequentes de stories, etc. Tudo para identificar o grau de relacionamento com cada conta e priorizar as mais relevantes.
• Quantidade de perfis que alguém segue
Os usuários que seguem mais perfis receberão uma quantidade mais variada de conteúdo, mas correrão o risco de perder postagens mais antigas de contas com as quais interagem menos.
Já os usuários que seguem uma quantidade menor de perfis receberão quase que a totalidade de postagens diárias, aumentando a possibilidade de interação com grande parte delas.
Oferecemos aos pequenos empreendedores o melhor em mentorias, treinamentos e consultorias, além de conteúdos gratuitos para melhorar seus resultados nessa que é uma das maiores redes sociais atualmente.