digital influencer

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Por que estratégias com digital influencers tem dado tão certo no Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do momento. Não é à toa que o Brasil é o segundo país com mais usuários conectados no mundo, com 66 milhões de perfis. É onde estão também os digital influencers, ou influenciadores digitais.

Enquanto o acesso à plataforma cresce, estratégias com os novos produtores de conteúdo na web têm pipocado cada vez mais entre as marcas.

Afinal, os influenciadores digitais podem impactar a decisão de consumo de centenas ou até milhares de seguidores todos os dias e em qualquer momento. Por que o efeito de estratégias assim no Instagram tem dado tão certo? É o que vamos mostrar para você.

O impacto positivo dos digital influencers no Instagram

Contar com influenciadores digitais para divulgar uma marca faz parte das estratégias do marketing de influência, que tem como premissa engajar o maior número de pessoas através das redes sociais. E por que elas podem ser tão poderosas?

O primeiro motivo é bem simples. Porque é uma tendência confiar mais em quem é próximo de você antes de tomar qualquer decisão. Na internet, quem assume este papel são os digital influencers, enquanto o forte apelo visual do Instagram ajuda a embasar a decisão de compra.

Você não confiaria muito mais em alguém que admira e segue nas redes sociais? Agora imagina um influencer que fala sobre viagens, é uma autoridade no assunto e engaja as todas as pessoas ao seu redor.

Se você trabalha com a venda de pacotes turísticos, por exemplo, contar com o marketing de influência levará sua marca muito mais longe e até pessoas que têm interesse em viajar.

Como? Através da produção de conteúdos relacionados à área, que viralizam ou geram muitas visualizações, curtidas e comentários. Tudo isso acontece de forma rápida e orgânica.

O mais legal é que por mais comercial que seja, as vendas no Instagram ou em outras mídias digitais acontecem de forma natural, quase como uma consequência pelo engajamento e pelo grau de confiança que os digital influencers conseguem gerar.

Tipos de influenciadores

Antes de começar, é legal avaliar quais são os influenciadores que têm mais fit com o seu negócio. Qual é o seu mercado? Com que público quer conversar? O que deseja conquistar com as ações de marketing de influência?

• Celebridades

Um dos influencers mais comuns são as celebridades, aqueles rostinhos famosos que todo mundo conhece. Por maior que seja a fama, o que vale para o seu negócio é um público relevante para o que você oferece. Se der match e tiver orçamento, invista.

• Autoridade

A fama pode ou não ser grande, mas uma coisa é certa, este influenciador sabe do que fala e compartilha seu conhecimento com propriedade. Conhece algum que fala sobre o seu negócio, o caminho natural para as vendas pode começar a se abrir para você.

• Ecossistema

É uma visão menos macro e mais focada em conjunto de estratégias com os microinfluenciadores. Juntos, eles podem ajudar sua marca a criar um ecossistema, capaz de engajar clientes e potenciais clientes.

• Tendências

Se você atua na área da moda ou da tecnologia, existem os trendsetters, os influencers digitais que estão sempre ditando novas tendências por aí. Eles também são os early adopters quando o assunto é tecnologia, os primeiros a testar as novidades que chegam ao mercado e compartilhar opiniões sobre.

• Influência interna

Dependendo da sua área de atuação e das pessoas que trabalham com você, seu próprio público interno pode ser a melhor propaganda. Isso acontece quando as pessoas acreditam no trabalho que fazem e recomendam de forma espontânea.

Tipos de estratégias

A escolha do melhor tipo de influencer para a sua estratégia de marketing digital não vai fazer mais efeito se for uma celebridade ou se tiver o maior número de seguidores no Instagram. Os resultados vão depender dos seus objetivos, ou seja, do que você pretende alcançar.

• Ganhar visibilidade e reconhecimento de marca;
• Alcançar um público maior e qualificado;
• Criar uma presença digital forte;
• Aumentar as vendas de um produto ou serviço.

Definiu seu objetivo? É hora de bolar a estratégia para chegar ao resultado que você almeja e escolher o seu garoto ou a sua garota propaganda.

Você pode trabalhar com um nome por um tempo, para atender uma determinada campanha, ou escolher um embaixador para a sua marca, aquela pessoa que será a cara e a voz do seu negócio nas mídias digitais. Tudo vai depender da estratégia que será adotada:

• Ativação

Utilizado para ações mais pontuais, como convidar uma celebridade ou um influencer para participar de um evento da marca. Além da presença, o pacote pode incluir postagens no Instagram com Stories ou algum conteúdo para engajar na hora, como enquetes.

• Campanhas

Uma das estratégias mais comuns é escolher um influenciador para promover uma campanha. Pode ser uma collab para a criação de uma coleção de roupas ou para a divulgação de uma linha de makes. Somado a isso, é possível fechar um pacote de conteúdo: vídeos e posts.

• Embaixadores

Outra aposta que vem sendo adotada por algumas marcas, os embaixadores, são influencers que estabelecem um relacionamento de longo prazo e divulgam produtos/serviços com base em uma mensagem, quase uma filosofia de vida. A Baims, marca de cosméticos orgânicos e veganos, mantém sua presença digital no Instagram através da voz de Alana Rox.

Entre todas as redes sociais, o Instagram, além de ser uma das mais populares no momento, tem um apelo visual muito forte.

“Se uma imagem vale mais do que mil palavras”, imagina o que um influencer, mais uma boa estratégia de marketing e uma foto bem produzida não podem fazer.

E como hoje tudo está acessível na palma da mão – basta um celular, o aplicativo do Instagram e conexão com a internet – o poder de influência ganha mais força, gerando mais interação, mais engajamento e, consequentemente, maiores chances de conversões.

Sente a inspiração chegando? Nós ajudamos você a dar os seus primeiros passos. Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil e faça parte!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados