Gatilho Mental Da Antecipação

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é o Gatilho Mental Da Antecipação?

Poucas coisas são tão eficientes para prender a atenção de uma pessoa quanto gerar a expectativa e a curiosidade de que algo positivo vai acontecer. Por isso, uma das estratégias mais utilizadas em marketing e propaganda é o gatilho mental da antecipação.

Nesse tipo de gatilho, cria-se um cenário de surpresa para antecipar que algum tipo de produto ou serviço novo está chegando para inovar a maneira de fazer algo, por exemplo.

Através de um anúncio, uma prévia ou um pré-lançamento, é possível chamar a atenção de clientes e potenciais compradores, que estarão prestando mais atenção na sua empresa e aguardando para conhecer de perto as novidades prometidas.

Saiba mais, nos próximos tópicos, sobre o que é o gatilho da antecipação e como ele pode ser utilizado. Vamos lá!

Como o gatilho da antecipação é utilizado?

Uma das principais emoções que pode ser explorada no gatilho da antecipação é o entusiasmo, a expectativa positiva, de que algo novo está por vir.

Sentimentos como esse são poderosos para manter as pessoas conectadas a uma marca, pois elas vão criar e associar sensações positivas e prazerosas sempre que entrarem em contato com determinado produto.

Dessa maneira, se a sua empresa conseguir preparar um cenário de antecipação antes de colocar algo novo no mercado, vai colher como resultado maior engajamento do público e, consequentemente, maior conversão e vendas. Contar histórias que gerem identificação do público com as soluções que vão ser oferecidas e fazer apelos emocionais são formas interessantes de aplicar o gatilho da antecipação.

Para as estratégias de marketing digital, como blog e mídias sociais, as oportunidades para a aplicação do gatilho mental da antecipação são bastante diversificadas. Confira alguns exemplos:

Instagram e Facebook

O Instagram é um dos melhores canais para chamar a atenção do público para as novidades. Seja através de prévias publicadas no recurso Histórias ou no feed, essa rede social fornece um espaço dinâmico para criar expectativas para lançamentos.

Por tráfego orgânico ou pago, as redes sociais podem ser usadas para convidar o lead para participar de um evento futuro ou “ser o primeiro” a receber as novidades.

Além disso, também é um espaço assertivo para utilizar a estratégia “conta gotas”, que libera novidades antecipadamente dentro de um cronograma lento para deixar a audiência conectada e sempre esperando qual será o próximo passo.

Nessa linha do tempo de antecipação, sempre guarde a novidade mais relevante e significativa para o final. Uma boa maneira de fazer isso é divulgar uma parte do conteúdo em um canal e convidar os seus seguidores para acessar o restante em outro espaço, através do preenchimento de um formulário rápido, por exemplo.

Site e blog

O uso massivo do gatilho da antecipação pode ser observado durante a Black Friday. Lojas líderes do e-commerce preparam estratégias antecipadas para divulgar descontos e benefícios das suas promoções.

Na página inicial da loja, é comum encontrar uma contagem regressiva e algumas prévias das condições atrativas que estão por vir.

Agora que você já sabe o que é o gatilho mental da antecipação e como ele pode ser aplicado, que tal conhecer a maior comunidade de vendas do Brasil no Instagram? Acesse já!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados