Gatilho Mental Da Escassez

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é o Gatilho Mental Da Escassez?

“Afinal, como eu perdi a oportunidade de comprar esse produto?”. Apenas com essa frase já podemos entender o que é o gatilho mental da escassez: a frustração. Eu tenho certeza que você já passou pela situação onde teve uma oportunidade e, do nada, se esgotou, não é mesmo?

Pois, então: entre os gatilhos mentais, o da escassez é um dos que mais aterrorizam a vida de um consumidor. Agora, quem é ligeiro não sofre com isso: pelo contrário, utiliza a seu favor. E, claro, você não vai “perder a oportunidade de comprar essa ideia”, e se frustrar, certo?

Pensando nisso – e no seu negócio – que trazemos um guia completo sobre o que é o gatilho mental da escassez e como utilizá-lo nas suas campanhas do Instagram. Pode ter certeza: causar a sensação de que você nunca mais oferecerá um produto ou serviço pode gerar a necessidade que muitos nem se tocavam que tinham.

O que é o gatilho mental da escassez?

Primeiro, caso você ainda não seja familiarizado com gatilhos mentais, vamos explicar brevemente o que eles são, ok?

Em resumo, todo estímulo externo que faz com que nosso cérebro, de forma inconsciente, tome uma decisão sem perguntar “e aí, parceiro, o que acha disso?”, é um gatilho mental.

Ou seja, é a autonomia do nosso órgão pensante em tomar as decisões que muitas vezes despendem tempo e energia para que nós resolvêssemos de forma consciente (e, acredite, isso é ótimo para o nosso convívio).

Há uma série de gatilhos que são ativados por diferentes sentidos e ‘iscas’, como coerência, aprovação social, autoridade, afinidade e reciprocidade. Mas, aqui, vamos falar exatamente o que é o gatilho mental da escassez.

Como citamos no começo, é a necessidade de mostrar que algo é escasso e, por isso, precisamos comprar para que não nos faça falta. Isso não quer dizer que você precisa adquirir um dos 10 modelos limitados que a Ferrari lançou – mas, em determinados casos, você (ou seu cliente), sabe que precisa daquilo, mas não de forma consciente.

Como utilizar esse gatilho?

Já que há pouco, então parece algo exclusivo e, necessariamente, precisa ser adquirido. Aí é que entra a aplicação do gatilho mental da escassez: fazer com que o produto/serviço seja cobiçado porque, se não for ele, o cliente não encontrará nada igual, ainda mais no Instagram.

Por isso, há várias formas de utilizar esse gatilho:

– Grandes descontos, como 50%, ‘em poucas unidades’ geram a sensação de que é algo escasso, então, precisa ser adquirido;
– Benefício para os 20 primeiros compradores – que, se eu não for rápido, vou perder de ganhar um brinde;
– “Temos apenas três unidades”, “últimas cinco vagas para se inscrever” e “o prazo é até hoje às 20h”: todos são gatilhos mentais de escassez que geram o desejo do público em não perder aquilo que criaram o interesse.

Potencialize suas vendas no Instagram

Se você chegou até aqui nesse artigo, eis uma dica valiosíssima: utilize frases curtas e cards específicos nas suas vendas pelo Instagram. Eles geram a sensação de escassez e, consequentemente, aumentam seu potencial.

Mas, não é só isso: Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui 

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados