Gatilho Mental da Prova Social

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é o Gatilho Mental da Prova Social?

O gatilho mental da prova social é uma das estratégias mais sutis e eficientes para alavancar as suas vendas e atestar a qualidade dos seus produtos e serviços. Ao utilizá-la, pessoas reais que já conhecem você e a sua empresa vão contribuir para reforçar uma imagem positiva e influenciar mais pessoas a seu favor.

Os compradores estão sempre buscando informações e reunindo dados em seus momentos de consideração durante a jornada de compra. Nessa etapa, ouvir relatos e depoimentos de pessoas que se parecem com eles e que já comprovaram a eficiência dos produtos e serviços tem bastante peso para a decisão de fechar a compra.

Entenda, nos próximos tópicos, o que é o gatilho mental da prova social e confira alguns exemplos de aplicação dessa estratégia. Vamos lá!

O que é o gatilho mental da prova social?

As resenhas sobre produtos e serviços, seja em formato de vídeo ou texto, se tornaram um tipo de conteúdo bastante popular entre os internautas e pode ser utilizado para ilustrar a autonomia do comprador na era virtual.

Com o acesso ilimitado às informações, uma pessoa que está procurando por um produto ou serviço passa por um processo de se autoeducar. Dessa maneira, através de muita pesquisa, conversa com outras pessoas e busca por referências, ela chegará a conclusão de qual empresa oferece a melhor solução para as suas necessidades.

Nesse cenário, entram as resenhas, que mostram pessoas reais relatando, na maior parte das vezes de forma imparcial, as suas experiências.

Outro recurso importante são as avaliações do Google Meu Negócio ou na fanpage de uma empresa no Facebook. Essas informações são tão buscadas que algumas empresas dedicam um espaço de destaque no seu perfil do Instagram para reunir feedbacks positivos e depoimentos.

Todos esses exemplos podem ser utilizados para ilustrar, na prática, o que é o gatilho mental da prova social. Dessa maneira, a estratégia consiste em construir e destacar provas sociais que poderão ser encontradas no momento de consideração de compra por um cliente em potencial. Saiba como fazer isso!

Como o gatilho mental da prova social pode ser utilizado?

Para aplicar esse recurso em sua estratégia de marketing, é importante pensar que o gatilho mental da prova social tem como base as pessoas.

Dessa maneira, além de comprovar por outros meios a qualidade e eficiência do seu produto, seja por dados, estatísticas e provas científicas, aqui, é importante destacar pessoas reais e as suas experiências. Confira algumas dicas!

Crie destaque para as avaliações dos seus clientes

Se a sua empresa presta serviços, reserve uma parte de destaque, logo na página inicial do seu site, para os depoimentos. Encoraje sempre os clientes a fornecerem feedback e descreverem de que maneira a sua empresa resolveu as demandas deles.

Já no caso de produtos, por exemplo, uma boa estratégia é destacar as avaliações dos clientes para cada item. Esse tipo de prova social pode ser o passo que falta para um comprador finalizar uma compra.

Fique de olho no Google Meu Negócio

Ao buscar por um produto ou serviço, um dos primeiros resultados com o qual o seu potencial cliente entrará em contato é o Google Meu Negócio.

A sua empresa aparecerá ao lado da concorrência e, nesse espaço, contar com uma boa avaliação e descrições positivas detalhadas contribui para transmitir uma boa primeira impressão.

Explore os depoimentos nas redes sociais

Seja através do Facebook ou Instagram, busque manter um contato próximo com clientes e sempre responder às interações e avaliações publicadas, sejam elas positivas ou negativas.

Aproveite para destacar depoimentos construtivos, principalmente quando estiverem acompanhados de um rosto. Assim, o gatilho mental da prova social poderá ser aplicado de uma maneira estratégica e assertiva.

Agora que você já sabe o que é o gatilho mental da prova social e como ele pode ser aplicado, que tal conhecer a maior comunidade de vendas do Brasil no Instagram? Acesse já!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados