GIF nos Stories

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como usar GIF nos Stories do Instagram

Quem não adora um bom GIF, não é? Seja para compartilhar um meme, um momento fofo ou alguma coisa bem engraçada, o GIF é uma ótima forma de passar a informação rápida e que seja bem fácil de consumir. Isso significa que é perfeito para o Instagram. Mas, como usar GIFs nos Stories?

É isso que este post vai mostrar para você! Vamos um pequeno tutorial de como usar GIF nos Stories, além de entender por que ele é tão poderoso e algumas estratégias para otimizar seu uso.

Vamos começar pela parte mais técnica, ou seja, como usar GIF nos Stories. A maneira mais viável, é converter os arquivos em .MP4 e subir no Instagram como se fosse um vídeo.

O jeito mais simples de fazer isso, sem dúvida, é usando o Giphy. Este é um aplicativo para Android e IOs que permite postar GIFs no Instagram. Inclusive, é o parceiro do Instagram para o uso dos Stickers. Mas isso a gente vai ver mais para frente.

O passo a passo para como usar gifs no instagram pelo Giphy é bem simples:

  • 1 – Abra o app do Giphy e encontre o GIF que quer usar;
  • 2 – Faça login e clique no ícone do Instagram;
  • 3 – O aplicativo automaticamente compartilha e converte o vídeo para o Instagram;
  • 4 – Você pode escolher para publicar no Feed ou no Stories;
  • 5 – O Giphy vai subir o vídeo, para você poder editar normalmente.

Você também pode fazer isso pelo site do Giphy. O passo a passo é praticamente o mesmo, com a diferença de que você recebe um e-mail com o GIF em formato .MP4 para subir no Instagram pelo app ou celular.

Mas, digamos que o GIF que você quer usar não está no Giphy. Você o encontrou no Google ou em algum outro site qualquer. Neste caso, como usar GIFs no Instagram Stories do Googledá um pouco mais de trabalho, mas existe uma alternativa.

  1. 1 – Busque pelo GIF no Google Imagens;
  2. 2 – Clique em compartilhar para pegar o link;
  3. 3 – Converta o GIF em vídeo, sites como o ezgif.com fazem isso;
  4. 4 – Baixe o GIF em .MP4 e compartilhe no Stories.

Por fim, existe a opção de usar os sticker GIFs do próprio Instagram. Para isso, basta você acessar a câmera do stories. Então, você tira uma foto ou grava um vídeo e desliza para cima para acessar os recursos. Nos GIFs, você pode escolher os mais populares ou pesquisar e posicionar onde quiser na tela. Depois, você pode editar o seu story normalmente e publicar.

Os stickers são um recurso interessante, mas eles são mais bem explorados quando servem para complementar alguma postagem, foto ou vídeo, que já exista. Usar de forma isolada, certamente não tem o mesmo efeito.

Porque usar GIFs no Instagram Stories?

Agora que ficou clara a parte mais técnica de como usar GIFs no Instagram Stories, vale a pena conversar um pouco sobre porque usar e também algumas ideias criativas.

Para começar, é uma ótima forma de chamar atenção dos usuários nos Stories. Tanto os GIF stickers como os tradicionais podem fazer esta função muito bem. Os stickers, por exemplo, podem ajudar a chamar atenção para certos elementos da sua publicação.

Já os GIFs tradicionais, naturalmente chamam muito a atenção. Imagine que o usuário está navegando pelos stories e vê um GIF. São apenas alguns segundos, mas geralmente eles são bem divertidos e memoráveis. É isso que faz dos GIFs tão populares. Eles são fáceis de consumir e de fazer.

Pense em como é o comportamento do usuário no Instagram. A maioria passa bem rápido pelos stories, até que algo chame muito sua atenção. Os stickers e os GIFs são uma forma bem eficiente de conseguir essa atenção.

E a partir desta atenção, você pode realçar o que mais quiser na sua publicação. Por exemplo, você pode usar os stickers bem posicionados para guiar o usuário até a sua próxima publicação.

Você também pode usar estes stickers para ajudar a chamar atenção do usuário para seu produto. Pode adicionar certos GIFs para que os conteúdos dos stories tenham mais “vida”, ou para destacar alguma característica mais específica.

É possível transformar os GIFs em CTAs, atrair atenção para sua campanha de marketing e diversas outras oportunidades.

Porém, o mais interessante uso dos GIFs, sejam os stickers ou os mais completos é compor o elemento de storytelling do seu Stories. Afinal, está no nome do recurso! Seu objetivo é contar uma história.

O GIF é um recurso bem simples e rápido, para transmitir uma emoção ou uma sensação. Este é um uso bem comum, dentro e fora do Instagram. Dentro de certo contexto, o GIF pode ajudar a colocar o usuário no humor que a sua postagem quer passar. Tem alguma promoção incrível? Coloque algum GIF de reação, por exemplo. As ideias são praticamente infinitas.

O que nos leva a mais uma grande vantagem. Se você quiser saber como usar GIF no Instagram Stories, a melhor resposta é deixar a criatividade voar. Pense no que você quer comunicar com determinado post, e qual é a emoção que aquele post deve passar. Então, vale a pena procurar um GIF para construir a história e transmitir aquela emoção de uma forma rápida, divertida e eficaz.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados com como usar GIFs no Instagram Stories. Primeiro, eles são elementos visuais “pesados”, mesmo os stickers. Ou seja, existe muito movimento e luz. Por um lado, isso é ótimo para chamar a atenção do público. Já, por outro lado, pode transformar o stories em uma bagunça. A lição é a mesma de sempre: use com moderação.

Além disso, não adianta muito jogar um GIF sem nenhum contexto. Lembre-se sempre que o objetivo é contar uma história, e o GIF pode ser um elemento para isso. Deixá-lo solto, não faz muito sentido. Você pode começar até com o GIF, para chamar atenção do usuário, mas conte uma história para explicar por que aquele elemento está ali.

O GIF é um elemento que é a cara do Instagram. Ele é rápido, divertido, eficaz, chama a atenção e permite contar uma história.

Portanto, agora que você já sabe o básico de como usar GIFs nos Stories, que tal conhecer o nosso treinamento e aprender como vender ainda mais usando a plataforma? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados