Instagram Stories

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba como explorar a biblioteca de filtros do Instagram Stories

O Instagram Stories, ferramenta da rede social que foi lançada em 2016, rapidamente caiu no gosto dos usuários e se tornou um dos principais diferenciais do aplicativo na interação entre os usuários. Inicialmente, era considerado muito semelhante ao Snapchat, app que estava em alta naquele contexto, mas não demorou muito para cair nas graças do público.

Em uma explicação simples, os Stories são uma ferramenta que permite ao usuário enviar fotos e vídeos instantâneos para seus seguidores. Além disso, é possível enviar publicações para pessoas específicas ou criar grupos de “Melhores Amigos”.

As publicações no formato Stories ficam no ar por apenas 24 horas e, depois, desaparecem. Com o tempo, foi adicionada a funcionalidade “Moments”, que permite salvar o Instagram Stories, que ficará em destaque em seu perfil.

Mantendo a ferramenta ativa, uma das últimas novidades lançadas pelo Instagram é a biblioteca de filtros. Esta funcionalidade remete bastante ao Snapchat, considerado a inspiração para a criação dos Stories. Vale lembrar que o Facebook, companhia dona do Instagram, teve uma tentativa falha de compra do Snap, o que pode ter incentivado a criação de uma funcionalidade semelhante no Insta.

Apesar da ascensão dos Stories desde o seu lançamento, em um período que também houve declínio do Snapchat, os usuários ainda sentiam falta dos filtros que marcaram a trajetória de sucesso do Snap. Visando explorar este mercado, o Instagram divulgou em agosto de 2019 a sua própria biblioteca de filtros.

Como explorar a biblioteca de filtros no Instagram Stories

Para utilizar a biblioteca de filtros, é muito simples! Ela acompanha o padrão de navegação intuitiva do Instagram como um todo. Após abrir o app em seu smartphone, clique na câmera de Stories, que fica localizada no topo esquerdo da tela inicial do Insta, acima do feed e das esferas dos Stories de seus amigos.

A partir daí, você irá observar que, na porção inferior da tela, irão aparecer pequenas esferas, cada uma delas com um ícone diferente, fazendo referência ao tipo de aplicação que será feita. Ali estão alguns filtros padrões! Basta deslizar para o lado e ir escolhendo as melhores opções para os eu divertimento. Ali serão apresentadas algumas alternativas que, ao clicar nelas, você terá uma prévia de como será o resultado na sua foto ou vídeo.

No final da lista, você encontrará a opção pesquisar filtros, onde ao clicar, você será direcionado para a biblioteca de filtros do Instagram. Na home, você irá se deparar com os filtros que mais estão sendo utilizados pelos usuários globais da rede social, mas a diversão não termina por aí.

A biblioteca de filtros apresenta diversas subcategorias, que estão logo abaixo do topo da página. A primeira opção que aparece para você é a “Seguindo”, galeria especial de filtros criados por pessoas que você segue no Instagram. Depois, você terá diversos temas para embelezar ainda mais seus Stories, como “Selfies”, “Amor”, “Cor e Luz”, “Estilos de Câmera” entre outros. Basta procurar a opção que mais lhe agrada.

Ao escolher um filtro da sua preferência, clique na opção “Experimentar” e aguarde alguns segundos. A partir daí, é só se divertir tirando fotos e gravando vídeos com o filtro em questão. Se você quiser conhecer mais filtros do mesmo criador, basta clicar nos três pontos que estão localizados no canto inferior direito.

Após utilizar um filtro, ele irá aparecer na sua galeria, aquela que explicamos no começo deste texto, que aparece ao abrir os Stories. Assim, você poderá reutilizar seus filtros favoritos sem precisar necessariamente procurar por eles na biblioteca.

Uma das opções citadas que aparece na biblioteca de filtros são aqueles criados por pessoas que você segue na rede social. Este é um ponto importante para ter atenção e focar em seu negócio. Usuários podem criar seus próprios filtros e esta tem sido uma alternativa lucrativa para divulgar sua marca e as redes sociais dela no Instagram.

A ideia parte do mesmo princípio da criação de conteúdos virais, já que filtros interessantes podem ser utilizados por muitos usuários. Vale lembrar que toda vez que um filtro é utilizado, acompanha os créditos do criador, no topo esquerdo do Storie, após ser publicado.

Busque a melhor alternativa para o seu negócio. Pode ser um meme que está se popularizando na Internet, a divulgação de um produto ou algo utilizando as cores de sua marca. Tudo isso pode ser efetivo para divulgar sua empresa nos Stories. Basta determinar exatamente qual o tipo de abordagem você quer ter junto ao público, se será focada no humor, no estilo ou em qualquer outra categoria disponível na biblioteca de Stories.

Outro aspecto importante que você pode levar em conta é criar filtros sazonais. Aproveite datas comemorativas, como o Natal e o final de ano, para oferecer aos usuários filtros de Stories comemorativos, por exemplo.

Os Stories, como um todo, também são uma importante ferramenta para a estratégia de redes sociais de sua empresa. O Instagram tem sofrido muitas alterações em suas métricas, principalmente após o final da visibilidade dos likes. Em meio a tantas incertezas, o alcance orgânico do Stories apresenta muitos números firmes.

Portanto, se sua empresa não aposta em Stories, vá atrás e comece a desenvolver estratégias para este tipo de ferramenta do Instagram. E, claro, também busque criar seus próprios filtros, afinal de contas, eles são uma forma de viralizar sua marca em outros usuários e atrair mais seguidores para a página de sua empresa.

Também é importante desenvolver estratégias para a criação dos seus filtros, afinal de contas, eles estarão atrelados à sua imagem ou de sua empresa. Portanto, lembre-se de procurar profissionais de design que tenham conhecimento da ferramenta, para oferecer ao público algo que seja realmente atrativo e incentive o uso, seja por conta de beleza do filtro, do humor envolvido ou da representação que terá diante da comunidade.

Buscando trazer mais efetividade para uso do Instagram em sua empresa ou negócio? Conheça agora a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil! Basta clicar aqui e conhecer todas as nossas opções de serviço.

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados