marketing de Influência

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Afinal, como usar marketing de Influência no Instagram?

O marketing de influência é uma estratégia que tem crescido cada vez mais nas redes sociais, especialmente no Instagram, com resultados bastante positivos para as empresas.

Mas, por se tratar de algo ainda novo, muita gente tem dúvidas de quando e como utilizar essa estratégia. Será que ela funciona em todos os segmentos? Por onde começar a investir? É sobre isso que vamos falar neste texto.

O que é marketing de influência?

Como o próprio nome sugere, o marketing de influência utiliza influenciadores, mais conhecidos na rede como influencers, para dar visibilidade a uma marca, seja ela de produto ou serviço.

E não estamos falando apenas de celebridades, mas também de blogueiros, youtubers e, na verdade, qualquer pessoa que tenha um número grande de seguidores no Instagram.

O marketing de influência tem como estratégia fazer parcerias com esses influenciadores para que eles divulguem a sua marca.

E isso funciona?

Nossas decisões de consumo são resultado de vários fatores. Um dos mais decisivos é a indicação de pessoas nas quais a gente confia. E a gente confia mais, claro, em quem é próximo de nós ou referência na área do que estamos buscando. É com base nisso que o marketing digital desenvolve a sua estratégia, que costuma ser sim bastante efetiva.

Os meios digitais nos aproximam desses influenciadores que, além de tudo, costumam ser pessoas com as quais a gente desenvolve essa relação de confiança. Aí, se elas indicam um produto ou serviço, a gente leva isso em consideração.

Quem é heavy user de redes sociais sabe o quanto a indicação daquele influencer de que você é fã pode pesar na hora de qualquer decisão..

Como dissemos, é uma relação de confiança e proximidade. Os influenciadores não costumam dizer diretamente “compre esse produto”, mas eles falam sobre as qualidades e vantagens de adquiri-lo.

Em geral, os influencers sabem explorar muito bem essa aproximação com seus públicos e incentivam a compra quase que por afinidade. É como se a gente pensasse que, se o fulano usa, a gente também deveria usar aquela marca.

É por isso que os influencers movimentam milhões no Instagram e os especialistas dizem que essa é uma tendência crescente.

Como saber se posso utilizar essa estratégia no meu negócio?

Ao contrário do que muita gente pensa, as estratégias com influencers não são efetivas apenas para grandes marcas ou empresas que tenham um bom orçamento para publicidade.

Cada vez mais empresas pequenas e com pouco dinheiro para investir têm se beneficiado dessa estratégia, especialmente porque é possível fazer vários tipos de parcerias com os influenciadores, nem sempre envolvendo o pagamento de alguma quantia em dinheiro.

Mas, afinal, como questiona o título desse artigo, todos os segmentos podem utilizar estratégias com influencers no Instagram?

A resposta é sim. Empresas das mais variadas áreas utilizam esse tipo de estratégia com resultados bastante efetivos. Sem dúvida, os segmentos de moda, beleza, saúde e turismo ainda são os que mais investem em estratégias com influencers, mas se engana quem pensa que essa não pode ser uma boa opção para qualquer outra área.

Uma pesquisa realizada pelo Influencer Marketing Hub, em parceria com a Viral Nation e a NeoReach, mostrou que mais de 90% das pessoas ouvidas confirmaram que o investimento em marketing de conteúdo tem retorno garantido.

É como a gente costuma dizer: “vender online não é para todo mundo, mas é para todos os nichos!”

Como escolher o influenciador certo para a minha marca?

Agora que você já sabe que utilizar os influencers pode ser uma boa, independentemente da sua área de atuação ou do tamanho da sua empresa, vem a parte mais difícil: escolher um.

É cada vez maior o número de gente se tornando influencer – enquanto você lê esse texto, esse número deve estar aumentando ainda mais. Mas, fique calmo, algumas dicas podem ajudá-lo a fazer um investimento que tenha sucesso.

O que o meu influenciador deve ter?

Não é difícil descobrir quem são os influenciadores do momento, uma simples busca no Google resolve isso. Mas nem sempre aquele influencer mais badalado é o melhor para o seu tipo de negócio.

O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e saber que tipo de conteúdo esse público consome. É essencial que o influencer que você vai escolher tenha uma boa relação com o seu público e seja conhecido por ele.

O segundo passo é seguir aquelas pessoas que você considera que podem ser possíveis influencers da sua marca. Veja como elas se comunicam e se é isso mesmo o que você espera.

Se esse influenciador já consome ou é fã do seu produto, melhor ainda, isso vai ajudar a fazer o depoimento dele mais sincero e, logo, convencer mais. Quer mais sinceridade que a verdade?

É interessante ainda verificar se o influencer escolhido é um especialista ou um grande consumidor da área, o que vai fazer com que o seu público confie mais no que ele indica.

Também é preciso ter claros quais são os objetivos, que podem ser desde apenas gerar mais visibilidade para a sua marca até aumentar as vendas diretas de determinado produto.

Custa caro?

Os influencers do momento ou as celebridades costumam cobrar uma boa grana para divulgar o seu serviço. Mas nem sempre é disso que você precisa. Essas pessoas são boas para trazer visibilidade, mas não necessariamente para vender mais.

Mas os influencers de nicho podem, dependendo do caso, gerar resultados mais efetivos. E eles costumam cobrar bem menos. Há ainda os pequenos influenciadores, que costumam aceitar produtos ou porcentagem nas vendas como pagamento para a divulgação.

Pode ser uma boa ideia investir em vários influencers desse tipo porque, além de não custar caro, mais gente falando do assunto pode trazer resultados mais efetivos do que uma só personalidade.

Se, mesmo com essas dicas, você ainda está em dúvida, fique tranquilo, há várias empresas especializadas em encontrar o influencer certo para a sua marca, além de facilitar o seu contato com ele.

Gostou desse conteúdo? Quer ficar por dentro de outros temas como esse e arrasar no marketing pelas redes sociais? Não perca mais tempo! Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui.

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados