Método AIDA

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como Vender Mais Aplicando O Método AIDA?

O Instagram é uma das plataformas mais utilizadas atualmente, tanto para fotos pessoais como para comerciais, campanhas de Marketing e divulgação de produtos e serviços por empresas.

Além de saber usar apropriadamente a rede social, é fundamental que se conheça o método AIDA, sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, antes de iniciar qualquer postagem comercial.

Surgida nos Estados Unidos, a AIDA consiste em encaminhar o consumidor até o momento de compra ou aquisição do anunciado.

No início da aplicação do método, as propagandas buscavam utilizar a AIDA somente em anúncios impressos, usando imagens chamativas para induzir o cliente ao consumo. Basicamente, a ordem era:

– Imagem atraente;
– Subtítulo estimulante;
– Texto descritivo;
– Endereço e contato para compra.

Atualmente, no Marketing da era digital, a AIDA continua presente e deve ser estruturada em campanhas que desejem guiar o consumidor de forma satisfatória até a compra.

Veja como utilizar o método AIDA no Instagram:

1. Atenção

Para a campanha atingir o público esperado, é necessário que haja apelo o suficiente para chegar até os consumidores. Isso se faz possível de diversas formas, já que o Instagram oferece as hashtags e a relevância para que a postagem alcance estas pessoas.

Apesar de seu uso simplificado, lotar a campanha de hashtags pode causar o efeito rebote: o anúncio será vinculado a vários conteúdos que podem não ter relevância para a intenção da marca. Por isso, ser objetivo é a melhor alternativa.

2. Interesse

Gerar interesse num possível consumidor pode parecer desafiador de primeira, por isso é indicado que o responsável pela campanha saiba exatamente o que o cliente-alvo procura: sofisticação ou despojamento? Linguagem formal ou descontraída? Moderno ou rústico?

Responder a essas e outras perguntas pode ajudá-lo a pavimentar um caminho mais simples para a conquista do interesse.

3. Desejo

Muito bem, a atenção foi adquirida e o interesse trouxe o consumidor até o desejo. O objetivo da campanha, além de divulgar a marca, deve ser o de despertar a vontade de possuir determinado objeto ou serviço.

Para que isso aconteça, é válido que a marca pesquise os hábitos de consumo do público-alvo. A partir disso, é possível analisar qual é o tipo de abordagem que as outras marcas utilizam para alcançar o desejo dos clientes.

4. Ação

Última letra da sigla tão importante para a construção de uma campanha de sucesso se refere à ação. Agora, com o consumidor totalmente envolvido pela marca, é necessário agir e garantir que ele não só consuma, como recomende a empresa.

Este último processo não é capaz de ser monitorado, entretanto, as pessoas costumam indicar marcas quando oferecem bons produtos ou serviços.

Portanto, a campanha não acaba após a ação! Ao demonstrar interesse para adquirir o que é anunciado, a marca deve agir o mais rápido e mais eficientemente possível para atender o cliente.

Coloque a sigla em prática em seus anúncios no Instagram e acompanhe os resultados positivos do método.

Conheça Agora Mesmo A Maior Comunidade de Vendas no Instagram do Brasil por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados