Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Que é e como utilizar Email marketing?

Com cada vez mais pessoas com acesso à internet, seja por meio de um computador, tablet ou smartphone, é muito importante para qualquer negócio conseguir se comunicar com o seu público.

As redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa, que fala diretamente com seus usuários, mas o email marketing ainda é uma prática muito eficaz para chegar nas pessoas certas.

Aqui vou lhe explicar direitinho o que é e como fazer, para que seu esforço não termine na temida caixa de spam de quem você acredita ser um potencial consumidor.

O que é Email Marketing?

É simplesmente uma maneira das empresas se comunicarem com o seu público-alvo, normalmente realizado de forma automática, mas com capacidade de personalização.

Nele costumam ser enviadas promoções, novidades e confirmação das transações realizadas dentro dos sites.

No início da era digital, muitas empresas viram o potencial que essa ferramenta possuía, mas foram com tanta sede ao pote, que essa prática acabou sendo considerada irritante e invasiva por muita gente.

Porém, se adotar as estratégias corretas, seus emails não apenas serão mais agradáveis aos usuários, como não vão parar na temida caixa de spam (ou lixo eletrônico), jogando fora seus esforços.

A primeira coisa a se pensar é que tipos de comunicação você quer fazer.

Existem as newsletters (atualizações sazonais sobre sua empresa), convites para seus eventos (com todas as informações necessárias sobre ele) e a nutrição de leads (funil de vendas para converter em vendas).

Iniciando no email marketing

Após refletir sobre o que você quer dizer, agora chegou a hora de pensar em como fazer isso.

Existem várias ferramentas que o ajudam nisso, e com certeza a mais completa de todas hoje é o Active Campaign, por todas as ferramentas que ele oferece, como automações, CRM, além do tradicional email marketing

Agora, é vital que você escolha como o seu email será, qual a imagem dele. Existem templates já prontos, que são um bom início.

É importante que ele seja responsivo, ou seja, que fique fácil de ler em smartphones e tablets, e que tenha espaço para imagens e textos.

Esse último detalhe é muito importante, já que existem provedores que consideram e-mails apenas com imagens como spam. Então, busque usar as duas maneiras de se comunicar.

Crie e-mails interessantes

Agora que pensamos no que escrever e como apresentar tudo isso, chegou a hora de botar a mão na massa.

Sempre que possível, evite e-mails muito grandes, lembre-se de que a maior parte das pessoas não tem tempo de parar tudo e ler o que você mandou.

A concorrência é grande, então use textos curtos, claros e objetivos.

A maneira de se comunicar é igualmente importante. Se você for falar com um grupo executivo, utilize linguagem mais formal, para pessoas mais jovens, pode até usar gírias e expressões do dia a dia.

Por isso, é importante conhecer seu público.

Frequência

Agora seu trabalho é manter seus clientes sempre antenados, mantendo uma relação com todos.

Promoções e novidades são sempre interessantes, mas evite mandar todos os dias.

A frequência varia, existem empresas que enviam um por semana, a cada 15 dias, a cada mês. O ideal apenas quem está na linha de frente pode estabelecer, apenas tente não ser repetitiva, sempre deixe o conteúdo interessante para quem lê.

Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas do Brasil no Instagram, o Revoluciona Instagram!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados