Com a quantidade de pessoas que estão conectadas nas redes sociais, a presença digital das empresas passou a ser um fator fundamental no mercado. Além de aumentar as vendas e o alcance da marca, a internet também otimiza o relacionamento com os clientes, alcançando um público mais qualificado.
Por isso, saber utilizar os canais de comunicação de forma efetiva faz toda a diferença para o engajamento da marca. E é justamente nesse cenário que entra o social media. Mas você sabe como esse profissional atua?
Qual a função de um social media?
Como o nome já diz, o social media é o profissional responsável por gerenciar os perfis de uma marca nas redes sociais. Mas diferente do que muitos pensam, não basta apenas publicar conteúdos no meio digital, também é preciso pesquisar sobre os temas abordados e analisar o mercado, tudo isso com o intuito de criar estratégias que funcionem com o público.
O social media trabalha desde o planejamento, até a criação de conteúdo. Para que seu trabalho gere resultados satisfatórios, o profissional precisa criar ações que conversem com o público, fazendo as pessoas se conectarem com a marca e enxerguem nela uma aliada em sua trajetória.
Além disso, é preciso estar sempre se atualizando sobre as tendências e novidades das redes sociais. Assim, você conseguirá mostrar para o público-alvo os objetivos da marca, a forma como se posiciona, sua essência e crenças.
Rotina do profissional
Em busca de maior qualidade do conteúdo, a primeira etapa do trabalho é o planejamento. Nesse momento, é importante estruturar as estratégias que serão utilizadas, além das diretrizes do processo e o posicionamento da marca. Estabelecer uma identidade visual forte e um canal de diálogo com os clientes também são pontos fundamentais.
Dando continuidade ao planejamento, o profissional precisa criar um cronograma de postagens para antecipar as demandas. Com esse calendário, o profissional pode estabelecer de forma estratégica quais são os melhores dias e horários para publicar as informações.
Assim, é possível otimizar a criação de conteúdos, dando espaço para campanhas criativas e engajadas. Cada post deve considerar uma série de diretrizes estabelecidas em pesquisas prévias
Com o conteúdo em mãos, chega a fase de publicação. Aqui, é importante que o profissional tenha em mente que cada rede social apresenta suas especificidades e, por isso, os conteúdos devem atender a determinados padrões.
Outra parte importante na rotina de um social media é o monitoramento, que permite mensurar, analisar e selecionar dados para estabelecer os pontos fracos e fortes da empresa. Com essas informações, o profissional pode elaborar relatórios de desempenho para o cliente, identificando em qual ponto as estratégias precisam melhorar.
Caminhos para se tornar um social media
No geral, os profissionais de social media têm formação na área da comunicação, como jornalismo, marketing, publicidade e propaganda e relações públicas. Isso porque esses cursos dão a capacitação necessária para a elaboração de estratégias, preparando o profissional para o mercado.
Mas um bom profissional está sempre estudando sobre as principais novidades do marketing digital. A dica é apostar nas certificações oferecidas pelas próprias redes sociais ou ler as principais perguntas para entender suas funcionalidades.
Gostou deste conteúdo? Então conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui.