Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conheça 7 formas de programar posts no Instagram

Se você acompanha notícias sobre mídias sociais, sabe que o Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Aqui mesmo no blog, já comentamos sobre esse dado. O mais importante é que a marca consolida a rede como aquela que mais cresce no mundo. Quer usar este sucesso a favor do seu negócio? Então, conheça 7 formas de programar os seus posts no Instagram.

Mas antes de listar os meios para o agendamento, vamos salientar porque esta prática é tão importante. A verdade, é que muito da relevância de uma postagem é fruto das interações que ela consegue promover. Curtidas e comentários são indicadores para que os algoritmos entendam que o público realmente quer ver aquele post.

O problema é que se os seguidores não visualizam a publicação, não há engajamento. Com a programação, você tem certeza de que vai aproveitar os horários em que a sua audiência está mais ativa. Assim, a visibilidade do seu conteúdo aumenta, e os resultados vem como reflexo. Entendendo estes detalhes, podemos finalmente conhecer algumas opções de agendamento de postagens!

• Por meio do estúdio de criação

A primeira das formas de programar os seus posts no Instagram é a nativa. Ou seja, está dentro da própria rede, ou quase isso! Na verdade, é necessário acessar o Estúdio de Criação, recurso integrado ao Facebook. Além de agendar a publicação de fotos e vídeos no seu feed, também é possível programar conteúdo para o IGTV.

Para usar este recurso, você precisará conectar a conta do Insta a um perfil comercial do Facebook. A partir de então, será possível acessar o estúdio e criar as suas publicações. Na tela de publicação, encontramos a funcionalidade de programação por meio do botão publicador.

Se você já faz o agendamento das suas postagens no Facebook, não vai ter dificuldade para se encontrar com a ferramenta. Mesmo para quem é novato ela é bastante intuitiva e amigável. O estúdio pode ser usado para pré-visualização e até mesmo para adiantar a publicação se for necessário.

• Pelo Hootsuite

Além do recurso nativo você pode usar uma ferramenta externa à mídia social para fazer o seu agendamento. Uma destas opções é o Hootsuite. O aplicativo pode ser utilizado em sua versão grátis para este fim. Ele permite ainda o gerenciamento simultâneo de outras duas redes sociais.

Você pode se cadastrar facilmente para o plano free e começar o gerenciamento do seu Instagram. Para conectar o seu perfil, lembre-se de fazer autenticação com o Facebook. A interface é bem simples, o que torna esta uma das melhores formas de programar os seus posts no Instagram.

O recurso de agendamento está disponível por meio do ícone de calendário na página de criação de postagem. Clicando nele, você escolherá dia e horário em que deseja fazer o envio do conteúdo para a rede social. Vale notar que o agendamento de posts com serviços externos no Instagram só foi liberado em 2018!

• Com o Gerenciagram

Uma alternativa ao Hootsuite e criada especialmente para o insta é o Gerenciagram. Com ele, você fará a programação de posts através do seu feed ou stories. A ferramenta serve basicamente com um gerenciador de conteúdo.

Além de programar as postagens, também é possível criar mensagens automáticas para serem enviadas aos novos seguidores. Você pode usar ainda o site para seguir usuários e curtir as suas postagens, atraindo maior engajamento para o seu perfil. A desvantagem é que o Gerenciagram oferece um serviço pago, com período gratuito de apenas 5 dias.

Conheça mais formas de programar os seus posts no Instagram:

• Usando o mLabs

Uma das ferramentas mais completas e elogiadas do mercado, o mLabs é uma solução criada no Brasil. A plataforma foi desenvolvida especialmente para melhorar o gerenciamento de mídias sociais. Entre as opções que listamos até agora esta é a mais completa.

Além de programar conteúdo para o feed, também é possível agendar postagens de Stories e IGTV. E isto não é tudo! Os recursos do gerenciador incluem assinatura padrão, repostagem no Instagram, primeiro comentário, Stories customizados e compartilhamento dos Stories no Facebook.

Você pode testar a ferramenta gratuitamente por 7 dias. Terminado este período, a plataforma oferece diferentes planos que se ajustam conforme a sua necessidade. Existe ainda a possibilidade de fazer a contratação de um pacote econômico para trabalhar apenas com o agendamento de posts.

• Por meio do SocialGram

Outra das formas de programar os seus posts no Instagram é por meio da plataforma SocialGram. O funcionamento é bem similar ao do Gerenciagram, trazendo ainda os mesmos recursos de automação.

Como de praxe, você pode fazer a programação de conteúdo para feed e Stories. Outra característica que a plataforma também tem é o período de teste de 7 dias. Depois, o usuário pode assinar um plano mensal ou trimestral para continuar usando a ferramenta.

• No Agorapulse

Se você quer outro exemplo de gerenciador para mídias sociais, pode conferir o Agorapulse. Ele oferece agendamento de conteúdo não apenas para o Instagram, mas também para as principais mídias sociais. Aproveite o teste grátis para testar a ferramenta no seu perfil!

Antes disso, ressaltamos que, dentre as formas de programar os seus posts no Instagram, esta tem um cadastro diferenciado. Para aproveitar os recursos disponíveis no Agorapulse, você precisa necessariamente logar por meio do Facebook. Uma vez realizado o login com a conta você poderá acessar a aba de publicações.

Nela, é exibido um calendário com as suas postagens e uma barra lateral com o botão para agendamento de posts. Clicando neste último, é aberta uma caixa para criar e fazer a configuração do seu material. A plataforma mostra uma prévia de como a postagem vai ficar.

• Com o Later

Para encerrar nossas dicas, citaremos o Later. Esta plataforma apresenta um plano de uso gratuito, mas você poderá gerenciar apenas uma rede social. Não será um problema se o objetivo é apenas fazer o agendamento dos seus posts no Instagram. Ele apresenta, no entanto, uma desvantagem: só dá para programar imagens.

Vídeos estão limitados à versão premium da ferramenta. Outro detalhe é que você só poderá agendar 30 posts por mês. Do lado dos benefícios, além da pré-visualização, ele oferece integração com serviços de armazenamento como Dropbox e Google Drive. Dessa forma, você não precisa salvar as imagens que vai postar em um dispositivo físico.

Estas são as principais formas de programar os seus posts no Instagram. Aproveite para experimentar as ferramentas citadas e descobrir aquela que atende melhor às necessidades do seu perfil. Quer aprender mais sobre a rede social que mais cresce no mundo e aumentar as suas conversões? Conheça agora mesmo a maior comunidade brasileira de vendas no Instagram por aqui.

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados