horário para postar no Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Como todos nós sabemos, o Instagram é a rede social perfeita para a postagem de conteúdo visual, principalmente de fotos, pois foi feita especificamente para isso. Só que a gente vê muitos comentários sobre postagens que não conseguem alcance, né? Saiba aqui qual o melhor horário para postar no Instagram!

Qual o melhor horário para postar no Instagram?

Criadores de conteúdo estão mais que cansados de ver que o que produzem não gera tanto alcance quanto os conteúdos produzidos por outros perfis do Instagram. Você também sofre com isso?

Em muitos casos, você pode escrever um conteúdo maravilhoso e de leitura inadiável, mas se não for visualizado, não adianta muita coisa, certo?

Mesmo sabendo que o número de curtidas e visualizações não definem se seu conteúdo é bom, um post com pouca visualização, mesmo sendo bem-escrito, quase não tem o poder de influenciar às pessoas, afinal, não é lido.

Esse problema pode, sim, ter a ver com o número de seguidores que um perfil possui, quanto mais seguidores, mais são as chances de ser visto e curtido, mas esse não é o único fator que influencia no número de visualizações às suas postagens.

Está meio confuso ainda? O que quero dizer é que o Instagram, assim como o Facebook, o Twitter e outras redes sociais, costuma ser mais acessado em determinados momentos do dia, e conhecer esses momentos é essencial para saber em quais horários é melhor fazer uma postagem.

Foram feitos vários estudos para se descobrir qual o melhor horário para postar no Instagram, mas esse melhor horário depende de diversos fatores, principalmente da seguinte questão: qual é o perfil de quem lê as suas publicações? Quem você quer atingir com seus posts? Quando acessam a rede social?

Como as respostas a essa pergunta podem ser subjetivas pra caramba, é legal que você tente levar os horários aqui mostrados apenas como uma forma de se nortear, para então usar nossas dicas para se adequar ao tipo de conteúdo que você produz e ao seu público também.

Dados globais

Para começar, vamos entender que os dados globais não são suficientes para determinar qual o melhor horário para VOCÊ postar no Instagram, mas são um ponto de partida, ok? Os melhores horários para postar, segundo os dados globais coletados pel SproutSocial, são:

Segunda-feira: 11h e 14h;

Terça-feira: das 10h às 15h00 e 19h;

Quarta-feira: 11h e das 13h às 15h;

Quinta-feira: 10h e 12h;

Sexta-feira: das 10h às 11h;

Sábado: 10h;

Domingo: das 08h às 14h.

Melhores horários do seu perfil

Agora, vamos ser mais específicos, está bom? Precisamos descobrir o melhor horário para VOCÊ fazer postagens no seu perfil e, para isso, vamos analisar o momento em que o seu público está mais ativo.

Essa ferramenta, porém, só está disponível para contas comerciais, mas facilmente você pode migrar para uma conta comercial e fazer o teste. Vamos lá? Logada com a conta comercial, você deve começar clicando no menu sanduíche no topo à direita.

O próximo passo é escolher o menu “Público”, que fica localizado abaixo da sua foto de perfil. Nisso, aparecem várias informações, como você pode ver, e dentre essas informações será possível encontrar algumas que falam sobre os seus seguidores.

E aí, conseguiu? É isso aí! Então, agora é só você observar as duas visualizações, tanto de dias quanto de horários mais ativos, e vai aparecer uma espécie de gráfico contendo as informações sobre qual é o melhor horário para você postar no Instagram.

“Tá, Jéssica, já sei, mas isso é realmente importante?” Pessoal, isso não é só importante, essa é uma dica de ouro, vale muito a pena fazer para melhorar o alcance da sua plataforma e poder crescer mais rápido nesse muito tão competitivo que é o das redes sociais.

Como as pessoas sã diferentes, obviamente acessam as redes sociais de maneira diferente. Algumas só acessam em momentos específicos do dia, como no horário do almoço ou antes de dormir, mas outras pessoas estão ligadas o tempo todo na rede social.

Assim, você percebe que as pessoas têm diferentes frequências, a qual muda conforme você ganha mais seguidores ou conforme os hábitos desses seguidores mudam. Por isso, recomendo que você não faça isso apenas agora, mas de tempos em tempos, a fim de saber se o horário recomendado de postagem mudou.

Se o público-alvo do seu perfil do Instagram é de adolescentes, considere que há horários para eles estarem na escola. Se o seu Instagram é de venda de produtos, considere que você provavelmente está vendendo para pessoas que trabalham e que, portanto, estão trabalhando em algum momento.

Com as métricas do Instagram, é muito mais fácil fazer isso porque você não precisa ficar deduzindo a todo momento. As métricas estão lá para que você possa ver e já fazer as postagens de acordo com os melhores horários indicados pela plataforma. Legal, não é?

E outra: ainda é mais importante seguir a métrica do Instagram do que do Facebook porque, nessa primeira rede social, as publicações de todos os seguidores aparecem de acordo com as ordem cronológica, enquanto no Facebook a preferência é de acordo com a relação do conteúdo com o perfil do usuário.

Tenha em mente a importância de considerar os finais de semana, principalmente se você trabalha com o consumidor final. É no final de semana que muita gente tem mais tempo para gastar visualizando conteúdo das redes sociais, portanto fique alerta, tá?

Uma dica bem importante para você que quer descobrir com mais certeza o melhor horário para postar no Instagram é conhecer a ferramenta Analytics da plataforma, que mostra quando os seus seguidores estão mais ativos com base na frequência de postagem deles.

E outra dica que vai ajudar muito no momento de começar a fazer postagens no Instagram e modelar a sua persona é a seguinte: levar em consideração o fuso horário e o local de onde o seu seguidor visualiza o conteúdo. O horário de verão, portanto, precisa ser acompanhado.

Você já está por dentro do trabalho de treinamento que fazemos? Não? Então, conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil por aqui!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados