Antes mesmo de começar um negócio, até o momento em que ele está consolidado no mercado, conhecer a rentabilidade é essencial. O Return Over Investment (retorno sobre o investimento) é um indicador poderoso que pode mudar os rumos de uma empresa.
Neste conteúdo exclusivo, vamos explicar em detalhes o que é o ROI, como calculá-lo e como aplicar na rotina do seu negócio. Confira!
O que significa Return Over Investment
A sigla em inglês, ROI, é traduzida como Retorno sobre o Investimento e, como o próprio nome já diz, indica a rentabilidade de um negócio.
É por meio desse indicador que você compreende o quanto o capital investido se multiplicou no tempo.
Trata-se de um dado que deve constar no planejamento financeiro de um negócio, dada a necessidade de compreender a geração de caixa futura, o quanto a marca tende a escalar o seu crescimento, e é ainda uma maneira de se destacar no mercado ‘por meio da exponencialização dos lucros.
Ainda, é uma informação que se modifica com o tempo, e cada aporte individual é contabilizado separadamente, de modo a garantir que cada um deles tenha o seu retorno compreendido com clareza. Agora é hora de pôr a mão na massa!
Como calcular o ROI
A fórmula para calculá-lo é muito simples.
ROI = (Ganho-Investimento) *100/Investimento.
O investimento é o valor aplicado para realizar determinada ação, por exemplo o preço de custo de um produto, ou o custo de aquisição de cliente, ou até mesmo a abertura de uma nova unidade de vendas.
O ganho é a receita gerada por consequência desse investimento. De acordo com os exemplos acima, respectivamente, o preço de venda de um item, o valor gasto pelo cliente, ou ainda a receita gerada na unidade inaugurada.
Como resultado desse cálculo, o valor será uma porcentagem que indica o quanto aquela negociação valeu a pena financeiramente. No entanto, é preciso ter atenção ao analisá-la.
Alguns investimentos levam muito tempo para gerar resultados, outros são imediatos, de modo que cada caso é um caso, não havendo uma margem mínima para o negócio ser considerável rentável ou não.
Aplicações práticas do ROI
Muitas pessoas consideram esse assunto muito técnico para compreender a real necessidade de aplicá-lo em todas as negociações realizadas, ou pelo menos periodicamente sobre o total de caixa gerado pela empresa.
ROI é planejamento financeiro
Há alguns investimentos que são indispensáveis para garantir a manutenção de uma empresa no mercado. Renovação do estoque, marketing, contratações, entre muitas outras.
Com uma análise de ROI efetiva, é possível prever o retorno de algumas dessas aquisições, de modo a projetar o fluxo de caixa e compreender o momento em que o negócio se encontra.
Traz insights fascinantes
Crescer é o sonho de qualquer empresário. Isso indica que os seus esforços estão sendo recompensados. Muitas vezes uma análise de fluxo de caixa não é possível de identificar a situação da empresa, dando falsas conclusões.
O ROI é uma ferramenta que mostra como as ações refletem nessa geração de receita. Muitas vezes, a margem de lucro alta não significa que a empresa vai bem, apenas que o lucro é maior.
Investigar o Retorno sobre o investimento indica o quanto o dinheiro aplicado retorna ao caixa de uma maneira percentual, que pode ser acompanhada e escalada.
Quando você tem valores altos, compreende as estratégias que efetivamente deram certo. Por outro lado, chegará a produtos e serviços que não fazem sentido financeiro ao negócio.
Calcular o retorno sobre o capital investido é essencial para empreendedores que buscam uma boa gestão de recursos e uma geração de caixa saudável ao negócio. Ainda, atrai investidores pelo potencial de ganhos gerados pela empresa.
Passe a aplicar esse conceito agora mesmo e veja as suas vendas no Instagram crescendo com base nesses insights obtidos.
Gostou deste artigo? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil.