Shadowban no Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Que É o ShadowBan No Instagram?

Seu alcance diminuiu? Seu conteúdo parou de aparecer no “Explorar”, mesmo usando as hashtags certas? Pararam de chegar seguidores novos na sua página? Seu engajamento despencou, aparentemente sem motivo, já que você continua fazendo tudo que sempre fez?

Esses são alguns sinais de que você pode ter sido afetado pelo Shadowban no Instagram.

O que é o Shadowban?

Por definição, o Shadowban seria o ato de bloquear algum usuário, mas de uma maneira que não perceba, ou seja, um banimento fantasma. Dessa forma, você não vai ter o seu perfil excluído, nem irá aparecer uma mensagem dizendo que foi bloqueado, mas algumas coisas vão começar a acontecer.

Embora esse seja um termo existente desde 2006, apenas com a popularização das redes sociais e os acontecimentos do mesmo nelas que começou a se popularizar.

O Instagram nunca admitiu que realiza o Shadowban de quaisquer usuários, mas faz certo sentido que a plataforma faça isso. Muitas pessoas se utilizam de bots para aumentar o alcance, compram seguidores ou utilizam hashtags falsas para alcançar mais gente que nada tem a ver com o conteúdo.

Enfim, todas essas práticas fazem com que o aplicativo precise ter uma estratégia para melhorar o conteúdo e a vivência dos usuários nas redes e, nesse caso, o banimento fantasma é um ótimo movimento.

Shadowban x Algoritmo

É muito importante ressaltar aqui que existe uma diferença muito grande entre o Shadowban e o algoritmo.

Algoritmo das redes sociais é pensado de forma a melhorar as experiências do usuário na plataforma, fazendo com que ele veja mais do que gosta e menos do que não curte tanto. Logo, a necessidade de possuir engajamento, pois assim, seu conteúdo aparece no feed com mais frequência. E, claro, publicar um conteúdo relevante para o seu público.

Já o Shadowban, é literalmente uma punição por algo que você fez. A rede não vai deixar as suas publicações aparecerem para pessoas que não te seguem, e mesmo que você utilize hashtags ela não irá aparecer no explorar.

Como se livrar do Shadowban no Instagram

A boa notícia que temos para você é que esse é um banimento temporário, é literalmente aquele “Tempo para pensar nas suas atitudes”, então, fique calmo e espere que vai passar.

Aqui vão algumas dicas para corrigir esse problema:

1. Revise suas hashtags: existem as chamadas #proibidas pelo Instagram, evite-as, e deixe apenas o essencial que tem a ver com seu conteúdo;
2. Dê um tempo: não publique por um ou dois dias e diminua a frequência de postagens;
3. Não use bots: exclua tudo o que possa ter a ver com automação, revogue acesso de alguns aplicativos, faça uma espécie de reiniciar na sua conta.

Se não adiantar, reporte o problema para a plataforma, que eles possivelmente vão te ajudar.

Gostou desse post? Então saiba que se você quer se tornar mestre em vendas pelo Instagram, é só conhecer agora mesmo O Revoluciona Instagram, a maior comunidade de vendas no Instagram aqui no Brasil! 

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados