Shadowban no Instagram

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Shadowban no Instagram: saiba o que é e como evitar que aconteça

Se você tem um negócio próprio, sabe que precisa usufruir de todo o potencial que só as redes sociais podem oferecer. Como o Instagram é uma rede social em franca expansão, nada mais natural que seguir o fluxo. Então, você começa a divulgar os seus produtos ou serviços. Tudo vai indo muito bem até que, de repente, surge um problema: o temido shadowban no Instagram.

Não faz a menor ideia sobre o que nós estamos falando? Deveria, pois o shadowban pode provocar grandes estragos no seu negócio. Mas fique tranquilo! Nós estamos aqui para te explicar tudo o que você precisa saber sobre o problema.

A seguir, você saberá o que é e como evitar que o shadowban atrapalhe o crescimento da sua empresa. Venha com a gente!

O que é o shadowban no Instagram e quais as suas consequências?

Embora seja desconhecida de muitas pessoas, shadowban é uma palavra relacionada ao ambiente digital há pelo menos 13 anos. Como as mídias sociais só se desenvolveram em sua plenitude nos últimos anos, o termo ficou mais comum.

Aliás, não só o termo, mas a colocação dele em prática. No Instagram, a aplicação do shadowban ganhou mais intensidade a partir de 2016. Mas, afinal, o que vem a ser o shadowban? Trata-se de um tipo de bloqueio.

Com essa barreira, um usuário da rede — como a sua empresa — sofre uma espécie de punição do Instagram. Entre outras coisas, isso significa que o nível de engajamento das pessoas com as publicações cai. Isso acontece porque as suas publicações simplesmente desaparecem do:

  • feed de hashtags;
  • feed de localização;
  • Instagram explore.

Perceba que o shadowban é bem diferente da política de gestão e divulgação adotada pelo atual algoritmo do Instagram. De 2016 para cá, as atualizações da linha do tempo dos usuários deixaram de ser cronológicas.

Isso significa que tudo o que chega até um determinado usuário da rede é baseado em uma ordem de relevância. Então, mesmo que uma publicação seja feita segundos atrás, ela só terá prioridade de acordo com as preferências individuais.

O shadowban vai muito além da perda de prioridade de divulgação de um post. Você pode encará-lo como uma espécie de castigo mesmo. Com ele, as publicações da sua empresa passam a amargar um péssimo desempenho.

O Instagram não confirma, mas especula-se que uma das razões por trás do shadowban na rede sejam hashtags banidas. Você sabia que uma dessas hashtags é a nossa popular #sextou?

Por aqui, tudo bem usar. Acontece que, em inglês, a expressão ganhou uma referência sexual, já que apontava para sex to you. Não demorou muito para que posts com teor sexual começassem a serem divulgados com esse viés. Seguindo as próprias diretrizes, o Instagram foi lá e baniu a hashtag. Seja como for, o fato é que o shadowban no Instagram existe. Resta a você saber como descobrir se está sofrendo esse tipo de sanção.

Como resolver o problema e evitar que ele se repita?

Caso descubra que uma de suas contas do Instagram está passando por um shadowban, existem algumas possíveis soluções emergenciais. A primeira coisa a se fazer é dar um tempo nas publicações.

Por mais tentador que seja, fique, pelo menos, 48 horas sem postar nada. Na verdade, você não deve nem logar. Essa é uma tentativa de driblar o rastreamento do Instagram. Até porque, cedo ou tarde, o funcionamento da conta tende a retomar a normalidade — desde que você siga nossas dicas.

A segunda coisa consiste em aumentar o intervalo entre as postagens. Depois daquele prazo de 48 horas, você poderá postar novos conteúdos. Mas é vital que você faça isso aos poucos e sem afobação.

Caso contrário, você corre sério risco de adquirir um novo problema: ser tachado como spammer. Nem é necessário dizer que isso é tão ruim para os negócios quanto o shadowban, certo?

Então, mantenha a calma e adicione uma boa dose de cautela no ritmo de suas publicações. Acredite: se você não gosta de visualizar diversos posts de uma mesma conta no mesmo dia, as outras pessoas também não.

Além disso, é preciso revogar aquelas autorizações que permitem o acesso de terceiros a sua conta. Uma vez ou outra, com certeza, você deve haver concedido esses acessos a determinados aplicativos. Por sinal, a maioria desses apps são muito úteis. O problema é mantê-los conectados ao Instagram indefinidamente — cuidado com isso!

Se você não sabe como fazer isso, é muito simples. Você só precisa clicar em “editar perfil” e depois ir em “aplicativos autorizados”. Lá, você encontrará a opção “revogar acesso”. Pronto!

Outra medida interessante em casos de shadowban é a mudança temporária do perfil da conta. Assim, ela deixaria de ser comercial durante algum tempo. Afinal, o grande alvo do Instagram com essa ação são as contas comerciais.

Aí, você pensa: “e como fica a perda do acesso aos dados gerados pelo Instagram Insights?” Pois é justamente por esse motivo que a troca do tipo de conta é uma alternativa usada em última instância.

Caso nada feito anteriormente tenha surtido o efeito desejado, não custa tentar mais uma vez, mesmo que haja alguma perda. Para isso, acesse a sua conta normalmente e, em seguida, clique na opção “reverter para conta pessoal”.

Como você viu, tentar reverter o shadowban dá trabalho. Além disso, nada é garantido — são tentativas que podem ser mais ou menos efetivas. Depois de todas essas etapas, com certeza você quer ficar bem longe de qualquer novo shadowban. Como evitá-lo?

Em primeiro lugar, pare de uma vez por todas de insistir no uso de hashtags banidas. Sempre que você faz isso, a divulgação das suas publicações ficará seriamente prejudicada. Pode-se dizer, inclusive, que os posts são mera perda de tempo. Então, preste atenção aos alertas do Instagram. Se ele disser que posts recentes com tal hashtag estão ocultas, não siga o mesmo caminho rumo ao precipício.

Além disso, jamais pratique ações em massa, algo totalmente inaceitável pelo Instagram. Existem ferramentas de automação que prometem maravilhas para o crescimento da sua conta. Acontece que essas funções são rapidamente rastreadas pelo Instagram, que não tolera o uso de robôs.

Por fim, use o Instagram com moderação. Mesmo que a ansiedade tome conta de você, não deixe que ela se apodere do seu perfil empresarial. Então, faça o seguinte:

  • diversifique as hashtags utilizadas — mantenha a criatividade acima de tudo;
  • não saia por aí curtindo diversas postagens ao mesmo tempo;
  • evite começar a seguir muita gente em questão de minutos.

Bom, essas são as principais informações sobre o shadowban no Instagram. Quer recuperar a normalidade da conta da sua empresa e retomar o caminho do sucesso no Instagram? Basta seguir todas as nossas recomendações!

Por falar no sucesso do seu negócio, você sabia que é possível dar um up nas suas vendas? Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas no Instagram do Brasil!

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados