usar o instagram em empresas b2b

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como as empresas B2B podem usar o Instagram a seu favor?

De acordo com a revista Época, cerca de 60 milhões de pessoas possuem uma conta ativa no Instagram, e essa é a rede social que possui 15 vezes mais interações em relação às outras.

Muitas pessoas acreditam que essa ferramenta serve apenas para empresas que buscam falar diretamente com o seu público consumidor, quando, na verdade, essa é uma chance de ouro para negócios B2B se conectarem com marcas que procuram o seu serviço.

Ainda, segundo a Sprout Social, mais de 70% das empresas já utilizam a plataforma, e de todos os usuários, quase 35% estão na faixa dos 30-49 anos. Para você que busca contato com donos de empresas e gestores, nós iremos dar oito dicas de como as empresas B2B podem usar o Instagram a seu favor e gerar ótimos resultados. Confira!

Conheça a sua persona

Se você está ligado no marketing, já deve estar cansado em ouvir sobre isso, mas vamos recapitular rapidamente. A sua persona é um personagem fictício que você está lutando para encontrar na vida real. É o cliente perfeito. Aquele que você atende exatamente as necessidades e ele continua te procurando. Empresas B2B também devem ter uma persona.

Você deve conhecer o que o seu cliente está procurando, e a melhor maneira é pegar o seu portfólio atual e entender porque os negócios que você atende atualmente ainda estão contigo, assim saberá exatamente o que fazer para conseguir novas empresas que possuem necessidades similares.

Mostre quem você é

Agora que você já sabe o que o público espera de você, poderá mostrar exatamente o que pode oferecer e porque é vantajoso fechar negócios com a sua empresa B2B e não com outra.

Isso está além de um produto ou serviço propriamente dito. Quer dizer sobre os seus valores e a sua missão no mercado. Mostre ao público quem são os seus colaboradores, porque eles estão com você e qual é o diferencial do seu negócio e da sua equipe.

É mostrando os bastidores das operações que o cliente entenderá se a sua solução realmente funciona para ele ou não, e o melhor lugar de fazer isso são os stories do Instagram. Eles representam o dinamismo e como você responde às exigências do mercado para oferecer a melhor alternativa ao seu público.

Torne-se relevante

Um clichê merece ser mencionado aqui, pois é a maior verdade do marketing, e também para quem quer usar o Instagram. Só quem é visto é lembrado. Com essa rede social tendo mais de 60 milhões de usuários APENAS no Brasil, as chances de você se conectar com o seu cliente é muito maior em relação aos métodos tradicionais de marketing.

Através de fotos bem tiradas e vídeos honestos, você irá encantar qualquer um que caia na sua timeline e esteja procurando por serviços como o seu. Aliando o Instagram com outras técnicas de SEO, o seu crescimento na rede será muito mais eficiente, levando a sua empresa até os celulares dos possíveis clientes.

Esteja em contato com pessoas

Sim, o seu negócio vende produtos e serviços para outros negócios. No entanto, o seu foco ainda deve ser as pessoas, afinal, são os gestores, diretores e até equipe de marketing que irá levar a sua ideia para os próprios negócios.

Aqui está a importância do que eu disse ali em cima. Conhecer o público é essencial. Poste imagens e textos que os cative e os faça pensar. Quando você mostra que “sim, eu estou aqui para te ajudar”, o engajamento é quase instantâneo.

Impulsione os seus posts com tags

Você sabia que imagens com localização recebem cerca de 70% a mais de interações? E que 70% das hashtags vêm de empresas? O segredo para conseguir um post de sucesso e receber mais visitantes no seu perfil é oferecer um serviço completo.

O Instagram tem a proposta de compartilhar imagens e vídeos curtos, mas isso não significa que tirando uma foto você conquistará o público. Você o ganha com uma boa descrição, tags que facilitam a localização do seu post e informações ricas que mostram o quão real é a sua empresa e o quanto ela se compromete em resolver problemas.

Tenha parceiros

Para usar o Instagram, saiba que o maior público nele está procurando pessoas reais e contando experiências reais. Essa é a razão para o número de influenciadores ter crescido tanto nos últimos anos. E você pode fazer dessa a sua chance de atingir novos públicos.

Por exemplo, se você é uma empresa que oferece o espaço para reuniões corporativas, é a sua chance de conceder a um negócio já estabelecido uma experiência gratuita em troca de indicação. Assim, você tem a chance de conquistar um cliente futuro através desse agrado, e trazer junto com ele os seus seguidores.

Invista em anúncios

Sim, crescer organicamente é a melhor maneira de conquistar um público fiel, afinal, ele está vindo espontaneamente até você. No entanto, com os novos algoritmos do Instagram, apenas os mais relevantes irão aparecer na timeline, de maneira que os anúncios são essenciais para empresas que estão começando e querem se estabelecer nesse espaço.

Colete todas as informações da sua persona e segmente o público. Anuncie promoções, ofertas especiais, imagens dos bastidores da sua empresa ou lançamentos e atualizações em seus produtos e serviços. Esse investimento é um dos que mais trará retorno em termos de seguidores e chances de fechar novos negócios.

Procure uma consultoria especializada

Se você é iniciante nas redes sociais e quer usar o Instagram, pode ter uma pulga atrás da orelha, ou até mesmo pensa que esse esforço não vale a pena. No entanto, uma consultoria especializada irá te dar passo a passo de como estabelecer uma campanha eficiente e gerar resultados através do Instagram.

Nós, do IVP, oferecemos um treinamento 100% focado nessa rede social, que hoje é a maior do mundo. Com ele, você irá dominar todas as ferramentas e a sua empresa B2B começará a colher os lucros gerados pelo Instagram. Essa é a sua chance de estabelecer o seu negócio frente à concorrência.

Chega de esperar! Conheça agora mesmo a maior comunidade de vendas pelo Instagram acessando este link.

Veja mais...

Vitrine360 Empreendimento Digitais © 2019

Vitrine360 - 2022 | Todos os Direitos Reservados